Olá, meu nome é Vera Gomes e eu quero dividir com você um pouco da minha história.
Eu era funcionária pública e trabalhava em uma prefeitura no estado de São Paulo. Meu cargo era de agente de cultura. Planejava, organizava e executava atividades artísticas e culturais para a população.
Depois de alguns anos de trabalho, consegui uma licença e resolvi viajar para os Estados Unidos, para estudar inglês e trabalhar.
Então, em julho de 1999, embarquei para Nova York. Tinha grandes expectativas: estudar, trabalhar, juntar uma grana…
Porém… a vida mostrava que eu seguiria um caminho diferente.
Eu estava eufórica e tinha criado muitas expectativas com relação à viagem. Estava indo tudo muito bem. Consegui um emprego e me matriculei numa escola.
Algumas semanas depois, um acontecimento mudaria para sempre a minha vida.
Eu tive um surto psicótico. Comecei a ouvir vozes, sentia-me perseguida e com delírios de grandeza. Fiquei internada por 12 dias e o médico disse que fiquei doente por causa do estresse da viagem.
Mas, no final de dezembro daquele ano, retornei ao Brasil e encontrei, depois de uma pesquisa criteriosa, um médico que mudaria a minha visão sobre a doença. Um profissional humano e competente.
Com ele aprendi a encarar minha doença com um olhar mais positivo. E encontrar a medicação que me deixaria estável, para assim seguir em frente com minha vida.
Recebi dele o diagnóstico de transtorno esquizoafetivo. Uma mistura de delírios e alucinações com mania e depressão.
A verdade é que, desde aquele episódio que mudaria a minha vida para sempre, eu tive a oportunidade de me reinventar, descobrir novos (e melhores) caminhos para mim mesma.
Enfim, tenho vivido uma jornada e tanto.
Atualmente, trabalho com palestras e programas de apoio.
Seja bem-vindo(a) e conte comigo!